stress

STRESS X ATIVIDADE FÍSICA

Trabalhos extenuantes, estudar cada vez mais para tentar conseguir um emprego, trânsito caótico, violência, globalização, a rapidez com que temos que nos adaptar aos avanços tecnológicos Vivemos em um mundo cada vez mais estressante. Estes, entre outros, são alguns dos motivos que tornam o stress uma realidade tão presente nos dias de hoje.

Originalmente o stress se apresenta no organismo humano como uma reação de defesa. É, antes de mais nada, um recurso necessário para a sobrevivência humana. Todavia, quando presente em excesso, tem efeito negativo. Se, por um lado, ele se torna cada vez mais comum no nosso dia-a-dia, por outro fica claro que a atividade física pode ajudar no seu controle.

Mas, afinal, o que é stress?Stress é uma reação de nosso corpo que acontece quando precisamos lidar com situações que exigem um grande esforço físico ou emocional para serem superadas. Quanto maior a sua duração, ou quanto mais grave ela for, mais estressada a pessoa pode ficar. Frente a situações que nos ponha em risco, nosso corpo libera substâncias (adrenalina, catecolaminas, cortisol etc) que, quando em excesso, desencadeiam uma série de reações em nossos corpos que caracterizam o stress: aumento da freqüência cardíaca, da freqüência respiratória, da pressão sanguinea, da fadiga nos músculos e da atenção.

É um poderoso recurso de nossa espécie, sem o qual talvez e provavelmente hoje não estaríamos aqui.Porque tanto stress atualmente? Dificuldades do dia-a-dia, doenças, desemprego, brigas, acidentes e perdas importantes. Tais situações são grandes fontes de stress, e infelizmente muitas vezes freqüentes em nossa rotina. Além disso, quando passamos por períodos de mudanças na vida, mesmo que para melhor, podemos desenvolver stress. Ele não é só algo ruim, ajuda a nos adaptarmos a novas situações.

Por exemplo:
Aceitar um mal resultado, um fora de um namorado ou namorada ou uma briga familiar são aspectos que fazem parte do dia-a-dia, pois somos humanos, erramos e temos limitações. Aprender com nossos erros, pedir desculpas, por exemplo, são maneiras de lidar bem com fontes potencialmente estressoras. “Engolir” frustrações e não pensar positivamente em modos de resolvê-las acaba por transformar nossos pensamentos e emoções em cobranças internas muito grandes que se apresentam como sintomas de stress. O modo de pensar típico de cada um pode funcionar como uma fonte de tensão constante. Pense nisso!

Como podemos controlar o Stress em nossas vidas? De acordo com pesquisas científicas a atividade física (sem abusos!) é considerada como uma das principais formas de controle e combate do stress. As pesquisas indicam que o exercício físico aeróbico (corrida, caminhada, natação etc), mantido sem
interrupção por 30 minutos, é capaz de levar nosso corpo a produzir uma substância chamada beta-endorfina, que dá uma sensação de conforto, prazer, alegria e bem-estar.

O exercício físico também ajuda a combater dois problemas bastante atuais da área da saúde mental: a depressão e a ansiedade.
Tentando ajudar você, nossa equipe de psicólogos elaborou algumas dicas para ajudar você a combater o stress do dia-a-dia. Vejamos:

Buscar estabilidade emocional é algo também muito importante e que você deve fazer em conjunto com uma atividade física de qualidade – mas sem exageros!

Tente pensar de modo positivo, buscando olhar o lado bom das coisas. Se algo o incomoda, tente falar sobre o assunto. Se alguém o magoar, converse com a pessoa de modo calmo sobre seus sentimentos. Se enfocar o que você sente e não o que ela fez de errado, ela não terá como magoá-lo ainda mais.
Ser competitivo demais, querer fazer tudo muito rápido e várias coisas ao mesmo tempo gera stress (atitude mais freqüente hoje em dia). Puxe o freio de mão, vá mais devagar, busque fazer coisas que você realmente gosta, e assim tente sentir o prazer em cada atividade enquanto está envolvido nela.
Todas essas dicas combinada com uma atividade física bem executada e acompanhada por um profissional de educação física bem qualificado certamente tirará você da situação de stress. Pode confiar!

Agora se você sente muita dificuldade para conseguir seguir essas dicas procure um de nossos psicólogos para ajudá-lo, mas sem se cobrar por estar achando que está ficando louco.

Lembre-se: aprenda a aceitar suas limitações e sofra menos!