refrigerante light

Refrigerantes lights / zero calorias e o Sódio. Por Prof Bernardo Berro

Neste artigo, tenho como foco orientar sobre o excesso de sódio contido na maioria dos refrigerantes e líquidos gaseificado. Me concentrei nas marcas mais populares, afim de forma prática e objetiva, ajuda-los na escolha de produto com menor teor de sódio. Não estou levando em consideração o fato de especulações não cientificas se fazem bem ou mal ao nosso organismo, apenas instruir em adquirir um refrigerante, produto este, consumido pela maioria da população com o menor teor de sódio possível. Todos os produtos possuem calorias beirando a zero, não acarretando em nenhum empecilho calórico em dietas.

O sódio, vulgarmente chamado de sal, é um mineral muito usado em produtos industrializados, afim de preservar sua validade. Nos primórdios, quando não existia geladeira, nós humanos, para conservar a carne e produtos perecíveis o que fazíamos?! Sim, dávamos um banho de sal na carne!

O sódio, é um mineral presente na maioria dos alimentos, sendo desnecessário a adição deste mineral, onde uma pequena “pitada de sal” ocasiona em excesso de sódio. Quando adicionamos mais do que o recomendado, nosso organismo fica saturado devido ao excesso do consumo do mesmo. Cerca de 11% do sódio na dieta de um adulto vem da adição de sal à comida. A maioria (77%) vem do consumo de produtos industrializados que contêm o mineral. Abaixo citarei alguns malefícios do excesso do consumo de sódio em cadeia, gerando um ciclo desastroso:

- Quando consumimos muito sódio, nosso sangue fica saturado deste mineral, com isso nosso organismo retem liquido, afim de diluir a concentração.

- Retendo líquidos, nosso coração começa a ter que trabalhar mais, acarretando no aumento da pressão arterial

- O aumento da pressão arterial em demasia acarreta em acidente vascular cerebral, cegueira, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e câncer do estômago, edema (inchaço), hipertensão. Chegando ao infarto e consequentemente morte!

Conclusão: Sempre tenha o habito de ler os rótulos dos alimentos ingeridos, quando uma refeição passa de 400mg de sódio já é um alerta significativo do excesso do consumo deste mineral. De forma alguma estou relacionando o uso de refrigerantes (base deste artigo), como um produto inseguro, eu mesmo utilizo diariamente, sem hipocrisia, acho muito valido o uso de forma moderada, principalmente para aqueles que utilizam dietas com pouco carboidrato, pois o adocicado artificial dos refrigerantes lights, dão uma informação “falsa” ao cérebro, tornando a dieta com baixo teor de carboidratos mais cômoda.

Abaixo esta uma tabela indo do refrigerante light com menor teor de sódio ao mais alto. Após este estudo, confesso que troquei a marca de refrigerante que utilizava diariamente.

TABELA REFERENTE A 350ML DE CADA PRODUTO:

350ML DE REFRIGERANTE MG DE SÓDIO
PEPSI LIGHT 19MG
GUARANA ANTARTICA ZERO 19MG
H2O LIMÃO 21MG
COCA LIGHT PLUS 27MG
COCA ZERO 49MG
SPRIT ZERO 67MG
FANTA LARANJA ZERO 74MG
FANTA UVA ZERO 79MG

Espero ter comtribuido com este artigo para que todos nos possamos viver de forma saudável sem ter que se limitar de seus costumes, dieta é costume, pela tabela notamos que a Pepsi Light possui menos da metade de sódio que a Coca Zero, eu pessoalmente fiz esta troca em minha dieta, e não foi tão difícil assim. Já os campeões disparados de sódio são as bonitinhas Fantas Zero, que ainda possuem a cara de pau de dizer que possui suco natural! Estas “bombas de sódio” possuem cerca de 4 vezes mais sódio que o Guaraná Antartica Zero e Pepsi Light.

Por Prof. Bernardo Berro – Personal Trainer