alimentacao_verao

alimentação de verão, Por Dra. Ana Lucia Variz

Dicas de alimentação de verão

No verão ocorre uma diminuição do metabolismo basal, por isso a quantidade calórica ingerida deve ser reduzida, para não corrermos risco de ganhar peso nessa época do ano. Com o aumento da temperatura, nosso organismo perde mais água e sais minerais através do suor, então se torna mais importante o cuidado com a hidratação. “A ingestão de líquidos deve ser freqüente durante todo o dia.

Alimentação do Verão: – Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves

- Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar na bebidas alcoólicas. Pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.

- Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).

- Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros( ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.

- Ingestão de líquidos devem ser freqüente (água, sucos naturais, chás e água de coco).

- Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.

- Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.

- Evitar alimentar em locais que não apresentam boas condições de higiene.

- Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados.Procure saber a procedência dos alimentos.

- Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.

O consumo indiscriminado de açúcar refinado e alimentos industrializados, com sua enorme carga de aditivos para aumentar durabilidade e aparência, e de alimentos contaminados por agrotóxicos é, em grande medida, responsável por muitos males. Some- se o ar poluído, águas contaminadas, o estresse da vida urbana, que enche o corpo de doses exageradas de cortisol e adrenalina, e o coquetel de intoxicação está preparado.

Por isso, fazer uso freqüente de alimentos desintoxicantes, na forma de sucos e chás, e também realizar atividades desintoxicantes, como a meditação, exercícios corporais e de respiração, são atitudes valiosas na jornada rumo ao corpo saudável.

Veja alguns exemplos de alimentos que auxiliam na desintoxicação, ou seja, na eliminação dos excessos.

São alimentos crus e frescos, ricos em água e fibras naturais: – Frutas – Folhas verdes – Brotos – Legumes (berinjela, abobrinha, pepino) – Raízes (cenoura, beterraba, inhame, bardana) – Sementes (linhaça, gergelim, girassol)

É preciso lembrar de beber muita água e chá verde, que, além de eliminarem os excessos, ajudam na hidratação e manutenção das células do organismo e da temperatura corporal.

Bom Verão!!!

Por Dra. Ana Lucia Variz (Nutricionista)