Sedentarismo mata!
O sedentarismo já é considerado a doença do próximo milênio.
Ser sedentário como muitos não enxergam, não é ficar na cama 24h por dia, sedentários se mexem, trabalham, andam e jogam seu futebol de domingo, julga-se como sedentário aquele indivíduo que não pratica uma atividade física 2x na semana por um período de 1h de forma sistemática.
Na verdade trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna.
Com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que demandam gasto energético por facilidades automatizadas, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço reduzindo assim o consumo energético de seu corpo.
Se descansar é importante para combater o estresse postural, também é correto fazer exercício. A atividade física determina a saúde do indivíduo claramente.
Está comprovado que o exercício físico adequado aumenta o bem-estar e a gestão do estresse pessoal. Da prática apropriada do exercício físico deriva a redução de vários índices de estresse, como a tensão muscular, a taxa cardíaca em repouso e alguns hormônios de estresse.
O sedentarismo, pelo contrário, deriva facilmente em doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.
A conjunção de pouco ou nenhum esforço físico com o consumo contínuo de alimentos hipercalóricos cada vez mais consumidos hoje em dia, levaria a sérios problemas de saúde.
Este modo de vida portanto, seria altamente prejudicial a saúde, já que o homem precisaria colocar em funcionamento e exercitar todas as suas células, tecidos, orgãos e sistemas, a fim de evitar doenças e atrofias. Afinal, nosso corpo não é todo articulado atoa certo?! Temos que se mexer!!!
O estilo de vida da maioria das pessoas não apresenta suficientes oportunidades de movimento. Se fizer uma pequena reflexão do seu dia vai perceber que passa a maior parte do tempo parado e, quando se movimenta, a intensidade não é suficiente para gerar benefícios. Este comportamento faz de si uma pessoa sedentária. O sedentarismo configura-se como o principal fator de risco para grande parte das doenças crónicas.
Sedentarismo é um problema de saúde pública grave. Diminuir a taxa de sedentarismo provoca uma redução na morbilidade e mortalidade pelas mais variadas causas, mais do que a que se observa para os outros fatores de risco tradicionais como o tabagismo, a hipertensão ou a obesidade.
Praticar atividade física regular na maioria dos dias da semana diminui o risco de desenvolver ou morrer de várias doenças associadas ao sedentarismo.
Nossa equipe preparou uma lista de fatores que ajudarão você a se livrar da vida sedentária, uma vez que melhora a saúde das seguintes formas:
*Reduz o risco de morrer prematuramente. *Reduz a osteoporose *Reduz o risco de morrer de doença cardiovascular. *Diminui o risco de desenvolver diabetes. *Reduz o risco de desenvolver pressão alta. *Ajuda a diminuir a pressão sanguínea em pessoas que já têm pressão alta. *Reduz o risco de desenvolver câncer de colón. *Diminui os sentimentos de ansiedade e depressão. *Ajuda a controlar o peso corporal. *Ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis. *Ajuda idosos a ficarem mais fortes, mais capazes e autônomos. *Promove o bem-estar psicológico.
Se assustou? Então mexa-se! Mas calma:
Para evitar lesões, as pessoas engajadas em aumentar o nível de atividade física devem começar devagar e gradualmente construir a quantidade desejada, para dar ao corpo tempo de se adaptar.
Pessoas com problemas de saúde crônicos, como doença cardíaca, diabetes ou obesidade, ou que têm grande risco de desenvolver esses problemas, devem antes consultar um médico para começar um novo programa de atividade física.
Ainda, homens com mais de 40 anos e mulheres de mais de 50 que planejam realizar atividade física vigorosa devem primeiro consultar um médico para certificarem-se que não têm doença cardíaca ou outro problema de saúde.
Comece a praticar atividade física agora mesmo! Entre em contato com a nossa equipe! Temos todo suporte que você precisa para começar a se exercitar a partir de agora!